União de Forças pela Conservação da Natureza e Cultura de Yap

Nesta semana o Manta Ray Bay Resort/Yap Divers sediou a Missão à Micronésia da campanha Divers for Sharks, da qual nosso resort é a Embaixada na região, e que em conjunto com o Instituto Augusto Carneiro vem construindo parcerias regionais para apoiar e divulgar os avanços em conservação marinha e proteção das culturas tradicionais que estão chamando a atenção do mundo para as ilhas do Pacífico.

Com a recente sanção pelo Presidente da Federação dos Estados da Micronésia, Manny Mori, da lei que transforma TODAS as águas jurisdicionais do país no mais novo e o segundo maior Santuário de Tubarões do planeta, subimos mais um degrau na caminhada para assegurar que as águas ao redor de Yap continuem sendo das mais ricas de vida em todo o Pacífico – lembrando que desde 2008 Yap é Santuário de Raias-Manta, uma vitória na qual estivemos diretamente envolvidos por acreditar que o Mergulho deve ser parceiro de primeira hora da conservação marinha.

19a
Não admira que a Divers for Sharks adore Yap – não são poucos os tubarões que temos por aqui!             Fotos: Brad Holland

Tanto as mantas como todas as espécies de tubarões gozam de proteção total nas águas de Yap.

O Vice-Presidente do Instituto e co-fundador da Divers for Sharks, José Truda Palazzo, Jr., recebeu todo o apoio de nosso resort e do Yap Visitors Bureau para sua missão e para as reuniões de trabalho com diversos setores da sociedade da ilha, lideranças políticas e comunitárias, buscando identificar oportunidades para estender a cooperação entre Yap e a América Latina na promoção do Mergulho como ferramenta de conservação e também no desenvolvimento de novas iniciativas que ajudem a proteger a Natureza e o patrimônio histórico-cultural únicos de Yap. Nesse sentido, Truda Palazzo teve a rara oportunidade de se reunir com os chefes tradicionais de Yap, o governador e vice-governador, senadores, empresários e líderes ambientalistas locais para explorar a possibilidade de nomear Yap como Patrimônio Mundial, dando reconhecimento aos valores universais para a humanidade que nossa ilha possui de maneira única e vem conseguido preservar, também graças ao Mergulho que atrai turistas de alto nível para a região.

IMG_6084
A reunião histórica entre autoridades de governo, chefes tradicionais, lideranças empresariais e comunitárias com nosso visitante do Brasil deu início a um diálogo que busca ver Yap reconhecida como Patrimônio Mundial.

Ao mesmo tempo em que nosso visitante brasileiro deixava de mergulhar para participar dessas importantes reuniões, o Manta Ray Bay dava suporte ao trabalho de campo (melhor dito, de água!) de Julie Hartup do Manta Trust, a principal pesquisadora das mantas da Micronésia e que vem subsidiando com suas informações científicas as ações de conservação de nossas mantas residentes.

Cultura, conservação da Natureza, pesquisa científica e, é claro, muita diversão com mergulhos únicos e inesquecíveis fazem parte de nosso dia-a-dia por aqui. Esperamos sua visita para conhecer Yap e desfrutar do último paraíso do Pacífico!

IMG_4939

IMG_6149-2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations