Uma Boa Temporada de Mergulhos em Yap

Texto de: B_rad

Diving Yap by: Brad Holland

Amigos do Mergulho e de Yap, esta semana tem sido de muita alegria com os grandes animais residentes de nossa ilha, e os mergulhos têm sido bons demais!

IMG_0742Estamos com todo tipo de gente a bordo, vindos dos quatro cantos do mundo, e todos estão recheando de novidades os seus logbooks.

Preciso dizer a vocês que esse é realmente um excelente período do ano para estar aqui, e meu disco rígido está se enchendo à razão de uns 10 gigabytes por dia – isso é Yap.

Temos tido uma boa ligação entre as marés e nossos horários de mergulho, e quando ambos coincidem isso apimenta um tanto a coisa em termos da presença de tubarões e mantas.

IMG_0800

IMG_0828Outra coisa bacana que anda acontecendo por aqui é a formação constante de novos mergulhadores. Bill está treinando sua segunda dupla de pai e mãe esta semana.

Para estes sortudos, que vão fazer aqui suas primeiras anotações nos logbooks, não é um mau começo! Por exemplo, “tubarões-cinzentos-de-recife e galhas-pretas, 25+, nadando junto a mim; profundidade: 15 metros; tempo de fundo: 65 minutos; dupla: meu pai”.

IMG_0879

Vertigo continua a ser o point onde os tubarões dão um verdadeiro show,  eles sabem fazer um mergulho se tornar emocionante a qualquer hora. Para os que lerem estas linhas e vierem a Yap, peçam na chegada para virem a Vertigo e conferir quão de perto você acaba ficando de nossos tubarões “da casa”.

Já no caso das mantas, por estes dias elas andam tão oferecidas quanto os tubarões…

IMG_1145

IMG_1262Nesta temporada temos visto todo e qualquer comportamento das mantas, à exceção de darem à luz.

Estamos vendo tudo o que elas fazem, incluindo vomitar, fazer cocô, saltar… coisas que normalmente não associamos a um encontro com raias-manta, mas que estão acontecendo na nossa frente.

Alguns visitantes ficaram impressionados ao serem testemunhas de uma manta fazendo cocô e imediatamente serem cercados de pequenos peixes-limpadores disputando o “presente”… o que rendeu boas risadas de volta ao deck, e acho que há inclusive alguma foto disso no Facebook de alguém.

IMG_0429

IMG_0670Tudo está acontecendo, “trens” de acasalamento vindo pelo canal, mantas dando cambalhotas na laguna de coral, deslizando pela borda do recife externo, frequentando as estações de limpeza e… claro, também fazendo cocô sobre alguns de nossos clientes. 🙂

Eu mesmo quase fui “atropelado” em Stammtisch – as mantas estão passando grudadas na gente.

Esse é o show de grandes animais que Yap oferece até abril ou maio. Depois disso, os tubarões e mantas continuam por aqui, mas os comportamentos associados á temporada de acasalamento sempre reservam algumas surpresas extras.

Bill Acker está trabalhando em diferentes pacotes para pessoas que querem vir a Yap e montar um pacote de hotel e mergulhos personalizado. Temos gente que quer um pacote “all-inclusive” contemplando até sua piscina privada; outros preferem um apartamento onde caibam, juntos seus filhos adultos. temos mergulhadores que ficam em Yap por duas ou três semanas, outros que vêm por três dias. Há famílias com crianças mergulhadoras ou não, mas todos acompanhando as saídas de barco. Cada um aqui encontra o que preferir. Se você está pensando em vir nos visitar em Yap, mande um email para o Bill contando suas preferências, e aguarde que ele vai dar um jeito de transformar sua viagem de mergulho dos sonhos em realidade. Yap espera vocês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations