Pesquisando as Raias-Manta de Yap

Texto e fotos: B_rad Tradução: José Truda

IMG_8637

manta-trust-logoConservação Através de Pesquisa, Conscientização e Educação

Pouco se sabia sobre as vidas das raias-manta, mas graças a um punhado de gente isso está mudando. Esta semana tivemos aqui na ilha Julie Hartup, a líder de projeto para a Micronésia e Ilhas Marianas do Manta Trust,  projeto este sediado em Guam.

Ela está trabalhando com Mark Deakos, Ph.D., e com a Associação de Educação e Pesquisa Marinha do Havaí para identificar um novo tipo de comportamento de raias-manta como parte de seu próprio projeto de pesquisa.

IMG_5740

Yap é o maior “hotspot” de mantas da Micronésia e, possivelmente, do mundo, oferecendo a pesquisadores como Julie e Mark um lugar onde desvendar as vidas secretas dessas gigantes residentes.

Bill Acker apóia seus esforços de conservação com uma política de portas abertas e custo zero para o uso de estrutura e embarcações da Yap Divers, criando assim um centro de pesquisas aqui mesmo em Yap.

As mantas são avistadas ao redor de toda a ilha por mergulhadores, pescadores e mesmo por quem vai à praia. Julie fez do trabalho de sua vida a busca de aber o que elas fazem, onde e por que, testando suas próprias teorias científicas a respeito.
IMG_9373

Esse é um esforço que eventualmente poderá ajudar a prever quando e por que as mantas se movimentam em distintas áreas, ajudando a assegurar sua proteção e preservação.

A pesquisa não é apenas diversão, mesmo que exija mergulhar em yap por uma semana inteira…

Metade dos dias de Julie foram passados monitorando a laguna, procurando atividades de superfície em áreas onde nós não mergulhamos e as pessoas locais não pescam. As raias foram vistas saltando de costas além do recife externo no Mar das Filipinas, pulando nos canais perto das estações de limpeza e transitando por águas profundas no azul.

IMG_5741

Dados estão sendo coletados e alimentados em uma base de dados própria e que permite comparações, o que ajudará a entender padrões de comportamento nas raias-manta, histórias de vida individuais, e eventualmente o tamanho e área de ocupação da população de mantas associada aos ambientes recifais de Yap.

Apesar de Yap ser o primeiro Santuário oficial de raias-manta do mundo, ainda há poucos recursos para patrulhar e fiscalizar cada quilômetro quadrado dele. Quanto mais informação for obtida e processada, melhores as chances de assegurar a sobrevivência dessas raias frente às ameaças de origem humana. As populações de mantas são particularmente vulneráveis à pesca e à “captura incidental” devido a terem reprodutivo e maturação lentos.

Seja Parte desse Esforço de Pesquisa e Preservação!

Você que já mergulhou em Yap ou em nossa região pode contribuir para o banco de dados de foto-identificação das mantas, enviando suas fotos ventrais dos animais para manta-id@mantaray.com. O trabalhoso tedioso de entrar as fotos e informações das avistagens na base de dados já está bem adiantado, e eventualmente vai ajudar a acompanhar melhor a distribuição das mantas e informar as ações necessárias para sua adequada conservação.

Você pode se manter atualizado sobre o trabalho de Julie com as mantas da Micronésia através do website MantaTrust.org e também aqui em nosso Blog, que tratrá posts de suas futuras pesquisas em Yap.

IMG_9376

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

Availability & Reservations

Jim Reilly
Jim Reilly
11:27 21 Mar 18
We stayed at the hotel and dove with Manta Ray divers in early December 2017. The hotel is very comfortable, well run and staffed with wonderful employees. During our visit my wife came down with an illness and the consideration and support from the hotel and dive staff could not have been better.read more
Sandy Stinson
Sandy Stinson
16:03 03 Mar 18
The staff couldn't be more friendly and accommodating. Food is good, (worth upgrading to include all meals). Diving is good too.read more
Alex Divinsky
Alex Divinsky
17:24 01 Jan 18
The best place to stay in Yap. The resort is really nice and clean, the scuba diving is great, and the docked ship that houses the bar, restaurant, and movie screen is very cool. I really enjoyed my stay here.read more
ASALI
ASALI
10:44 01 Jan 18
Offers one of the best accommodation service. It also has a uniquely designed restaurant.
Yi-Hsin Lin
Yi-Hsin Lin
00:53 21 Feb 17
The whole place centers around the scuba diving operation. Probably better to find somewhere else if you're not a diver. The dive operation was generally good, but a little too laid back - schedules weren't always clear, and sometimes would change without any notice. Sometimes it was hard to tell if this was really because of changing tides/weather or because of the island pace of life. Pizza is a surprisingly good option at the restaurant.read more
See All Reviews Write a review