Pesquisando as Raias-Manta de Yap

Texto e fotos: B_rad Tradução: José Truda

IMG_8637

manta-trust-logoConservação Através de Pesquisa, Conscientização e Educação

Pouco se sabia sobre as vidas das raias-manta, mas graças a um punhado de gente isso está mudando. Esta semana tivemos aqui na ilha Julie Hartup, a líder de projeto para a Micronésia e Ilhas Marianas do Manta Trust,  projeto este sediado em Guam.

Ela está trabalhando com Mark Deakos, Ph.D., e com a Associação de Educação e Pesquisa Marinha do Havaí para identificar um novo tipo de comportamento de raias-manta como parte de seu próprio projeto de pesquisa.

IMG_5740

Yap é o maior “hotspot” de mantas da Micronésia e, possivelmente, do mundo, oferecendo a pesquisadores como Julie e Mark um lugar onde desvendar as vidas secretas dessas gigantes residentes.

Bill Acker apóia seus esforços de conservação com uma política de portas abertas e custo zero para o uso de estrutura e embarcações da Yap Divers, criando assim um centro de pesquisas aqui mesmo em Yap.

As mantas são avistadas ao redor de toda a ilha por mergulhadores, pescadores e mesmo por quem vai à praia. Julie fez do trabalho de sua vida a busca de aber o que elas fazem, onde e por que, testando suas próprias teorias científicas a respeito.
IMG_9373

Esse é um esforço que eventualmente poderá ajudar a prever quando e por que as mantas se movimentam em distintas áreas, ajudando a assegurar sua proteção e preservação.

A pesquisa não é apenas diversão, mesmo que exija mergulhar em yap por uma semana inteira…

Metade dos dias de Julie foram passados monitorando a laguna, procurando atividades de superfície em áreas onde nós não mergulhamos e as pessoas locais não pescam. As raias foram vistas saltando de costas além do recife externo no Mar das Filipinas, pulando nos canais perto das estações de limpeza e transitando por águas profundas no azul.

IMG_5741

Dados estão sendo coletados e alimentados em uma base de dados própria e que permite comparações, o que ajudará a entender padrões de comportamento nas raias-manta, histórias de vida individuais, e eventualmente o tamanho e área de ocupação da população de mantas associada aos ambientes recifais de Yap.

Apesar de Yap ser o primeiro Santuário oficial de raias-manta do mundo, ainda há poucos recursos para patrulhar e fiscalizar cada quilômetro quadrado dele. Quanto mais informação for obtida e processada, melhores as chances de assegurar a sobrevivência dessas raias frente às ameaças de origem humana. As populações de mantas são particularmente vulneráveis à pesca e à “captura incidental” devido a terem reprodutivo e maturação lentos.

Seja Parte desse Esforço de Pesquisa e Preservação!

Você que já mergulhou em Yap ou em nossa região pode contribuir para o banco de dados de foto-identificação das mantas, enviando suas fotos ventrais dos animais para manta-id@mantaray.com. O trabalhoso tedioso de entrar as fotos e informações das avistagens na base de dados já está bem adiantado, e eventualmente vai ajudar a acompanhar melhor a distribuição das mantas e informar as ações necessárias para sua adequada conservação.

Você pode se manter atualizado sobre o trabalho de Julie com as mantas da Micronésia através do website MantaTrust.org e também aqui em nosso Blog, que tratrá posts de suas futuras pesquisas em Yap.

IMG_9376

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations