Pesquisando as Grandes Mantas de Yap

Amigos do Mergulho e de Yap, temos demorado mais do que o normal para postar as novidades de Yap em Português, mas esperamos retomar nosso ritmo até o final do ano, esperando que mais pessoas possam visitar nossa ilha do coração e suas maravilhas sub em 2014! Segue aqui mais um texto de B_rad sobre a pesquisa que Yap Divers/Manta Ray Bay Resort apoiam com entusiasmo sobre as mantas residentes e suas necessidades de conservação.

_DSC4527Julie Hartup esteve de volta à ilha no feriado de Ação de Graças para mais pesquisas sobre as mantas e coleta de dados, além de aproveitar a ilha em seu tempo livre.

Manta Ray Bay/Yap Divers ajuda neste projeto provendo fotos diárias para foto-identificação dos animais e mantendo um logbook sobre a interação com as mantas. Cada vez que uma manta é encontrada num mergulho, tenta-se fazer uma foto para identificação e notas mentais são feitas para o logbook, anotando seu comportamento e tudo o que é observado nelas: ferimentos,eventual gravidez, etc.

_DSC4528

_DSC4572

Conservação

Como parte da pesquisa de Julie, ela assiste a agência ambiental do Estado de Yap oferecendo seu conhecimento sobre nossas mantas que serve ao aprimoramento da legislação que as protege. Na semana de sua presença a agência organizou a primeira reunião para escrever as normas reguladoras do Santuário de Raias-Manta criado em 2008, com assistência jurídica do governo da Austrália.
Quanto mais soubermos sobre a história natural das mantas, mais poderemos fazer por sua adequada proteção.

_DSC4603

_DSC4617Para Julie, descobrir os segredos da vida das mantas do Pacífico Sul se transformou em uma missão de vida.

Nesta semana em Yap ela trouxe seu equipamento para-laser para medir tamanhos e avaliar o crescimento de mantas já catalogadas em sua base de dados, bem como registrar dados de novos animais.

Uma de suas avistagens sub favoritas é de uma manta juvenil, cujo sexo ela ainda está tentando determinar.

No ano passado ela registrou um bebê manta, que reapareceu esta semana em seus registros – uma boa notícia para a população de mantas de Yap!

_DSC4626

_DSC4627

Monitoramento Remoto

Uma das muitas questões na pesquisa é: o que acontece no point de mergulho com as mantas quando não há ninguém mergulhando lá? Então, parte do planejamento de mergulho da semana tratou da instalação e posterior recuperação de câmeras de vídeo instaladas com pesos de mergulho na laguna de coral. A estação de limpeza principal, a estação antiga, a borda do canal principal e um par de lugares do tipo “aqui parece ser bom” 🙂 ficaram sob os olhares vigilantes das câmeras.
Mais de oito horas diárias de filmagem estão sendo obtidas nos recifes. Parte delas mostra exatamente a mesma coisa: mantas sendo limpas, tartarugas, peixes… mas a câmera na borda do canal descobriu uma surpresa.

_DSC4630

_DSC4643

Descobertas Inusitadas

A descob erta interessante do equipamento foi uma concentração de tubarões-cinzentos-de-recife em grande número no canal, com cortes recentes de atividade de acasalamento – outro indicador de como o mergulho em Yap é excitante.Para um pesquisador [e também para nós ambientalistas – nota de José Truda & Nalu] isso tudo são boas novas. Mantas-bebês e tubarões acasalando no canal… Parece que a presença de grandes animais nos mergulhos aqui na ilha só tende a crescer.

Na área externa do recife o equipamento mostra uma multitude de mantas entrando e temos visto “trens de acasalamento” entrando e saindo do canal. Essa atividade começa agora e continua até o próximo verão do Hemisfério Norte: mantas e mantas passando sobre nós todos os dias. Isso é Yap!

_DSC4677

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations