Mergulhos Profundos, Outra Opção em Yap

Texto de:B_rad

Amigos do mergulho e de Yap,

Temos um instrutor de mergulho técnico perambulando pelo resort por um par de semanas, vindo de uma década de guiar mergulhos no Mar Vermelho. Combinamos isso com este seu blogueiro local e agora há dois sujeitos rodando por aqui que não fazem parte da escala habitual de mergulhos e que não têm nada melhor pra fazer do que tentar algo diferente.

IMG_3974-2Esta semana nós fizemos um mergulho MOD (no limite operacional) com ar, para dar uma checada no que há mais lá embaixo. Buenavista, um point que você certamente conhecerá durante sua estada em Yap, foi nosso escolhido para fazer um primeiro mergulho  profundo. Encontramos ali uma floresta de corais pétreos bem movimentada com sépias, tartarugas, tubarões galha-branca, anêmonas e toda sorte de pequenos peixes. Uma parede que descende infinitamente, esvanecendo-se no azul da visibilidade quase inimaginável. Nós nos deixamos cair lentamente ao longo da encosta até nossa profundidade máxima de segurança e o primeiro encontro ali foi com um tubarão lombo-preto ou silky (Carcharinus falciformis). Eles se parecem com tubarões-cinzentos-de-recife bombados! Vimos três grandões passar bem à nosa frente várias vezes, seguidos de perto pelo maior bonito (Gymnosarda unicolor) que já vimos na vida! Ele veio das profundezas para nos observar. Foi um encontro rápido, mas valeu por entrarmos esse peixão recorde em nossos logbooks.

 

IMG_4000-2

Não é todo dia que um peixe de quase dois metros nada lá do fundo pra te encarar. É aqui ao longo das paredes de coral  do sul que temos tido nossos encontros com grandes animais; tubarões-ponta-prateada, lombo-preto, um marlim e agora esse grande e veterano bonito cheio de cicatrizes patrulhando o recife.

O show final durante nosso mergulho for um tubarão-ponta-branca-de-recife em nossa parada de descompressão em água super transparente.

(Nota de José Truda: durante sua estada recente em São Paulo para o PADI Dive Festival, Bill Acker nos contou sobre encontros ocasionais com tubarões-martelo, também habitantes das águas mais profundas ao redor de Yap, que aconteceram em mergulhos realizados ao amanhecer ao sul do canal principal da laguna de coral. Pretendemos checar esses habitantes raros do lugar em nossa próxima visita lá, em julho!)

IMG_4037-2

Yap Customizada

Nós estamos tentando apimentar as coisas por aqui com algumas promoções especiais, e estaremos em breve oferecendo pacotes exclusivos que incluam mais atividades, entretenimento e excursões como parte da visita a nossa ilha ímpar.

Dias de mergulho terminando em uma praia de areias douradas enquanto um churrasco é preparado… planos para safáris de mergulho na água roxa oceânica… jantar de pratos da culinária local com música ao vivo depois de um dia de três mergulhos… uma caída para macro ao por do sol depois de dois mergulhos em Mi´il e o que mais pudermos pensar para ser parte de sua experiência em Yap.

É um vôo bem longo pra chegar aqui e não aproveitar um pouco de praia, ver o por-do-sol, experimentar a bebida local com coco ou ver o dinheiro de pedra e as vilas tradicionais. Estes são alguns dos melhores segredos de Yap que todos devem poder desfrutar enquanto estiverem aqui, e estamos tornando-os parte integral dos nossos novos pacotes de viagem.

O Bill segue organizando itinerários e enviando por email dicas grátis sobre as melhores rotas pra chegar em Yap, e tem trabalhado em uma parceria de codeshare da Asiana com a United que permitirá a visitantes europeus chegar a Yap via Palau com o mesmo bilhete – quando se trata de viagens aéreas para a Micronésia, ninguém entende mais do assunto do que bill@mantaray.com. Antes de tentar fazer esse roteiro sozinho, pergunte a ele sobre suas melhores opções para nos visitar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations