Manta Mania – uma Semana de Ciência, Conservação e Muitos Mergulhos em Yap

Texto de: B_rad

A primeira edição da Manta Mania, evento anual desenvolvido pelo Manta Ray Bay Resort/Yap Divers, trouxe para nossa ilha um grupo muito especial de mergulhadores para um pacote único incluindo muita vida marinha e um simpósio de ciência cidadã para a conservação.

Esse pacote foi totalmente customizado para incluir três mergulhos por dia, mais workshops e palestras sobre como a megafauna marinha está conectada a nós nesse planeta extraordinário que compartilhamos – tudo planejado de maneira a oferecer aos visitantes as melhores experiências em Yap dentro e fora d´água, num programa de Ecoturismo, Conservação e Ciência cidadã.

manta-mania_web

No final das contas, descobrimos que aprender sobre os ecossistemas marinhos, Ciência e conservação durante uma semana de mergulhos acompanhada de cerveja artesanal gelada são coisas que se complementam muito bem!

Ecoturismo e Conservação

Cada dia foi planejado para combinar mergulhos, workshops e conhecer Yap. Os métodos tradicionais de conservação ainda são praticados na ilha, e são a razão do sucesso do seu povo em sobreviver.

Nós pudemos aprender sobre técnicas integradas à Natureza, através das antigas ferramentas usadas pelos ilhéus que trabalham com o meio natural de forma cooperativa e sustentável, numa ilha pequena com recursos limitados.

_MG_6318

A parte científica iniciou com Margie Falanruw, diretora do Instituto de Ciências Naturais de Yap, que nos apresentou os conhecimentos locais usados em métodos tradicionais de conservação.

Imagens interessantes ilustraram como quase toda a área é utilizada de maneira sustentável pelo povo de Yap, incluindo o recife e até além, no azul.

Nossos cientistas cidadãos iniciaram, assim, por conhecer o ambiente que nos acolheu durante a semana, e daí passaram a ver as técnicas modernas utilizadas pelos nossos pesquisadores contemporâneos.

Yap é onde o turismo com raias-manta começou, e tem o primeiro santuário estabelecido para elas. É um dos poucos lugares do mundo onde você pode mergulhar com mantas diariamente. Também é uma base de campo para Julie Hartup, do Manta Trust, que administra o projeto de pesquisa da espécie nas Ilhas Marianas e Micronésia e é a pesquisadora sênior do tema na região.

_MG_6307

O trabalho de Julie tem sido centrado em estudar os comportamentos das mantas e descobrir ode vão alimentar-se, fazer limpeza, acasalar, parir, e por que. Dados vitais são catalogados para aprender mais sobre essas populações residentes de mantas da Micronésia e com isso aprimorar sua proteção.

_MG_6365Uma base de foto-identificação das mantas foi criada em parceria com o Dr. Mark Deakos, da Associação Havaiana de Pesquisa e Educação sobre Mamíferos Marinhos (HAMMER).

Aprendemos sobre a importância de tomar parte na conservação de nossos ecossistemas marinhos.

As mantas estão sendo catalogadas, as avistagens registradas, e toda informação sendo inserida em um programa de gestão que já ajudou a definir normas legais de proteção e subsidiou outros esforços de conservação para esses gigantes residentes de Yap.

_MG_6364

Ana Filipa Sobral nos trouxe o mundo fascinante das raias-móbulas e apresentou seu trabalho de campo com elas.

Cada dia trouxe um workshop especial depois dos mergulhos, geralmente regado a cerveja gelada.

IMG_0289

 

Ciência Cidadã

_MG_6331Aprender sobre as mantas no final do dia e depois mergulhar com elas pelas manhãs foi tornando cada mergulho mais interessante.

Aprendemos a identificar sexo, sinais de prenhez, madurez sexual, bem como encontrar sinais de acasalamento recente.

Todos ajudaram a coletar dados – imagens para foto-identificação bem como medidas corporais e contagens dos animais foram feitos, bem como mergulhos exploratórios para  procurar possíveis novas áreas de alimentação ou estações de limpeza.

O fato do evento ter sido agendado durante a temporada de acasalamento das mantas assegurou muita interação com os animais, grandes grupos e comportamentos diversos sendo facilmente observados.

O Melhor dos Mergulhos em Yap

O pacote do evento previu 16 mergulhos que incluíram nossa especialidade com tubarões, peixes-mandarim acasalando, e noturnos. Vimos mantas, claro, e tudo o mais que Yap tem a oferecer. Mergulhos na parede de coral com água azul trouxeram encontros com pelágicos, e a mini-parede local entreteu muita gente com as oportunidades macro.

IMG_0576

IMG_0891 Também aproveitamos que é temporada de reprodução das sépias; o recife estava cheio delas, aos pares – em um dos mergulhos vimos seis! E os noturnos na lua cheia tiveram também vários encontros interessantes.

Entre os mergulhos com tubarões e sépias, fizemos um intervalo de superfície com piquenique em uma das vilas tradicionais.

Cada dia foi planejado cuidadosamente para oferecer um pouco mais da ilha e sua natureza aos visitantes. A paisagem preservada de Yap é a moldura perfeita para relaxar, fazer novos amigos e curtir os dias.

IMG_0446-2

Os mergulhos de pesquisa foram parte do pacote, explorando novas áreas com potenciais estações de limpeza, sítios de alimentação ou reprodução.

Voltamos de um deles sem ver mantas mas com a visita de um tubarão-martelo que ficou nos observando! Isso é uma excelente notícia para os mergulhos em Yap; os martelos são territorialistas, e podemos ter um novo juvenil residente em nosso recife voltado para o Pacífico.

 

Depois de dois mergulhos de pesquisa, nosso grupo fez seu intervalo ao lado de uma moeda de pedra à beira  d´água, em uma vila tradicional. O almoço foi servido, e barcos e equipamento preparados para um terceiro mergulho antes do happy hour e dos workshops ao final do dia.

IMG_1149

IMG_1175

E assim transcorreu a semana, mesclando mergulhos diversificados, conservação, a experiência da vida na ilha e a companhia de novos amigos no paraíso de Yap.

 

O Diferencial Manta Ray Bay

Para finalizar a semana tivemos uma festa na praia privada do Manta Ray Bay depois de tours ecológicos e culturais para aproveitar o dia final sem mergulhos.

_MG_6467

_MG_6519
Yap  é um lugar único, e uma grande opção para sediar eventos especiais. Bill Acker já está se preparando para festejar seus 30 anos de operação de mergulho, e segue por aqui confraternizando e mergulhando com seus hóspedes.

_MG_6555

Cerveja artesanal, bons vinhos, cocos frescos e refrigerantes ajudaram a degustar o churrasco e o buffet servidos na nossa festa exclusiva, na praia de areias douradas.

Mais um evento que foi um grande sucesso e promete seguir crescendo! Fiquem ligados nas atualizações e oportunidades de participar da  Manta Mania 2015. Esperamos por vocês aqui em Yap!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations