Dose Dupla Sub em Yap!

Texto de:B_rad

IMG_0323

IMG_0324Os visitantes de Yap nesta temporada estão registrando uma dose dupla de mergulhos com grandes animais em seus logbooks – o que está se tornando, aliás, uma das marcas registradas do mergulho em nossa ilha.

As experiências mais fantásticas com as mantas estão acontecendo agora mesmo, já que esta é a temporada para se ver mais ação.  Durante todo o ano as mantas estão presentes e podem ser vistas diariamente, mas a avistagem simultânea de mais animais e os encontros mais incríveis costumam acontecer durante a temporada reprodutiva, que vai de dezembro a abril.

IMG_0325Há  um aumento de atividades nessa época, em que vemos mantas em maior número e distintos indivíduos cuja timidez é superada pela urgência do acasalamento.

 

 

Dica de Planejamento para sua Visita às Mantas

Tudo isso começa em novembro e dura até maio, com os shows mais espetaculares nos meses do meio desse intervalo.

Quando planejar sua visita, pense em priorizar datas entre a última semana de novembro e a segunda de maio para ver os “trens” e círculos de mantas circulando ao seu redor durante toda a duração do seu cilindro!

IMG_0326

IMG_0837

Já os tubarões, como as mantas, podem ser vistos ao longo de todo o ano. Esses bichos estão por aqui faça chuva ou faça sol, e o point de Vertigo tem essa cara das fotos acima e abaixo em qualquer dia da semana.

Não há necessidade de planejar alguma época específica para aproveitar esse point ao máximo – é sempre a calma do Mar das Filipinas ali.

É tanta ação com os tubarões que você quase não nota a criatura em bermuda de jeans em frente ao fotógrafo…

Dicas de Vertigo

Este point de mergulho está a uns 25 minutos do Manta Ray Bay Resort, se escaparmos da maré mais baixa – você preferirá chegar a esse lado do recife uma ou duas horas antes da maré mais alta para desfrutar da água mais limpa e traslados de barco mais curtos.

Diga ao seu guia de mergulho antes de zarpar que você gostaria de fazer Vertigo do mesmo jeito que você viu no Blog – eles sabem o que isso quer dizer.

A única coisa que pode atrapalhar o mergulho nesse point é o swell. Quando ele está muito forte, não é legal ficar sendo levado pra frente e pra trás sobre o recife como um pêndulo, e os tubarões não ficam tão próximos. A boa notícia é que esse swell, quando vem, nunca dura mais que um dia ou dois, logo é fácil planejar para evitá-lo.

IMG_0841

IMG_0842Todas essas fotos são do mesmo dia de mergulho de dois cilindros – e mergulhos como esses são de dar inveja a qualquer um,  já seja você um novato ou um fotógrafo veterano que já mergulhou pelo mundo afora.

Essa combinação de points de mantas e tubarões provavelmente erá seu primeiro dia de mergulho em Yap, e isso é o que os nossos clientes deste mês e a minha Canon estão vendo. Para aproveitá-lo melhor, fazemos o primeiro mergulho na maré baixa, que oferece a melhor visibilidade na estação de limpeza, e depois de um looongo mergulho com as raias-manta e nosso intervalo de superfície, Vertigo vai estar simplesmente brilhante com seus tubarões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations