A Diversidade dos Mergulhos em Yap

Reproduzimos aqui um post do extraordinário Brad Holland, o fotógrafo residente da Yap Divers, sobre mergulhos com os visitantes da Ventura Dive & Sport e que em nossa opinião simboliza muito bem a diversidade encontrada nos mergulhos em Yap, ilustrada com fotos do mesmo!

 

IMG_3674

Julho é um mês de mar calmo, ventos leves, muito sol e muitas opções de mergulho em Yap.

Nesta época do ano você tem de tudo, menos mantas acasalando e ventos alísios. Esta foi uma semana movimentada para dois dos barcos de mergulho, com os visitantes da Califórnia saindo direto e o nitrox fluindo para 3 a 6 mergulhos por dia.

IMG_3679

Os logs de mergulho da semana incluíram todo o safári de fauna de Yap, de mantas e tubarões a tartarugas e peixes-mandarim, com interações de altíssima qualidade em visibilidades excelentes e alguns momentos de mergulho mais “rock´n´roll”.

IMG_4622

Assim é que mais uma dúzia de pessoas descobriram que mergulhar em Yap quer dizer:

  • diversidade de ambientes subaquáticos
  • vida marinha grande E pequena
  • grupos pequenos embarcados e points exclusivos
  • animais enormes bem de perto
  • água azul limpa com visibilidade regular de mais de 30 metros
  • horários de mergulho personalizados
  • mergulhos com Bill Acker em pessoa
  • cerveja da microcervejaria artesanal da casa
  • uma das viagens de mergulho mais memoráveis de sua vida

Mergulhar aqui quer dizer que você organiza sua agenda, determina a duração de seus intervalos de superfície, sua hora de almoço ou se quer comer no barco ou no resort antes dos terceiro e quarto mergulhos do dia. Esse grupo da Ventura veio com tudo para mergulhar; estavam nos barcos cedinho, e mudavam seus horários de saída a cada dia com base em como as coisas caminhavam.

Um Encontro Raro com Mantas

IMG_3754

IMG_3755

Uma experiência única no início dessa semana de mergulho foi presenciar passagem de mantas num mergulho profundo da parede de coral, no recife externo, em água muito limpa.

Tipicamente encontramos esses bichões em águas rasas dentro da laguna em uma das sete estações de limpeza conhecidas, ou atravessando um canal.

IMG_3756

Nós estávamos em Vertigo observando tubarões por algum tempo, e de lá deixamos a parede e começamos um mergulho de deriva em grupo bem relaxado.

Eu expirei longamente descendo ao longo da parede até uns trinta metros e logo escutei o chocalho de um guia, e comecei a olhar em volta.

Uma manta macho apareceu do azul e nadava direto para mim.

Eu tive tempo suficiente para avaliar sua velocidade e profundidade, saí de seu caminho, levantei a câmera e esperei.

Esse foi um encontro muito legal, uma avistagem rara e uma excelente surpresa para começar mais uma semana de mergulho.

 

IMG_3757

IMG_4011

Você pode mergulhar como quiser aqui, de mergulhos fáceis com toda a família a points em condições avançadas.

Nesta semana nós fizemos um mix com um pouco de tudo, e o grupo pôde provar todo o espectro que a Micronésia oferece.

A cada dia o planejamento de mergulho trazia algo distinto – recifes de inclinação leve, paredes abruptas, canyons recifais de topografia intrincada, passagens através de grutas, correnteza e águas profundas.

IMG_4079

IMG_4154

Todos os points de mergulho têm alguma característica típica em vida marinha.

Em Eagle’s Nest nós deslizamos sobre o recife com fundo de areia branca, mini-canyons abrigando raias gigantes e garoupas. No mesmo drift passamos por pináculos de coral com raias-chita pairando na corrente com as silhuetas de enormes peixes-napoleão acima.

IMG_4163

IMG_4208

Na extremidade sul de Yap chegamos às paredes de coral mais ricas da ilha, com esponjas, corais-moles de distintas cores, tubarões e peixes grandes.

No terceiro mergulho tínhamos dado a volta em toda a ilha e visto toda a costa de manguezais com suas praias de areia dourada, pontilhadas pelas “casas de homens” tradicionais.

IMG_4209

IMG_4281

Yap é um destino preservado, com uma capacidade máxima de aproximadamente 100 mergulhadores – se todos os quartos de hotel e barcos estiverem cheios em toda a ilha ao mesmo tempo, o que nunca acontece.

Aqui, as suas férias transcorrem longe das multidões e correrias da vida moderna.

Mas há bastante excitação e movimento para equilibrar com toda essa calma e tranquilidade, e nós tivemos isso em Vertigo com nosso amistoso grupo de tubarões.

Shark Diving

IMG_4284

IMG_4333

Aqui em Yap você pode ver tubarões em praticamente todos os mergulhos, mas em Vertigo você participa num verdadeiro espetáculo de tubarões de recife.

Uma das oportunidades de imagem mais legais da semana foi quando o Dr. Dan foi saudado por mais de 15 tubarões de uns dois metros que circularam ao seu redor quando ele desceu para se juntar a nós no recife.

Essa foto abaixo irá para a sua parede em casa, escritório e provavelmente protetor de dela também – um momento de mergulho mágico em Yap com nosso bando de tubarões residentes de Vertigo.

IMG_4303

IMG_4345

Mergulhos especializados com tubarões são algo que todo mundo deve fazer quando vem para cá. Estar na água com os tubarões galha-preta e os cinzentos-de-recife enquanto durar seu cilindro e encher seu cartão de memória com encontros tão de perto quanto quiser.

Diversidade

Uma das áreas de mergulho que pode oferecer de tudo que há para ver é M´il Channel, onde ficam seis points de mergulho, do azul profundo externo ao interior abrigado da laguna.

IMG_4644

IMG_4627

Aqui você pode ser surpreendido por uma raia-manta, investigado por tubarões, rodeado por uma tartaruga, ser sombreado por cardumes de peixes, derivar em uma corrente profunda sobre anêmonas brilhantes, achar peixes-folha em cabeços de coral e mesmo apreciar um dinheiro de pedra de Yap com mil anos de idade a 30 metros.

Há até relíquias de guerra japonesas cobertas de vida incrustante no fundo do canal, e a mais ativa estação de limpeza de mantas bem no interior do canal.
IMG_4668

IMG_4676

Um cabeço de coral em M´il é o lar de seis peixes-folha de cores diferentes, camarões-limpadores estriados, nudibrânquios e cardumes de pequenos peixes dourados quase transparentes cujo nome me esqueci.

Você pode gastar 200 bar nesse cabeço e não ver tudo o que há nele.

Por vezes pequenos xaréus e outros predadores são vistos se alimentando dos peixes diminutos, ou então se observa uma moréia recebendo uma limpeza bucal dos camarões.

IMG_4797

IMG_4830

Você nunca sabe o que vai encontrar. Eu chamo isso de mergulho de aventura, que em nosso folheto chamamos de “Mergulho de Fronteira”.

Na semana passada, nossos hóspedes saltaram n´água em um cardume de “bait ball” servindo de alimento para aves, atuns e um cardume de grandes tubarões lombo-preto (silky)… depois fizeram snorkel com mantas se alimentando, logo depois de um mergulho com tubarões no barco que fez três mergulhos seguidos.

Quando você faz sua própria agenda de mergulho, pode também modificá-la para aproveitar os lugares onde há mais ação no momento.

Mergulhos Memoráveis

Esta viagem teve de tudo, e em poucos dias as histórias a serem trocadas já eram muitas, apelidos eram dados e todos acordaram em que esta seria uma das mais memoráveis viagens de mergulho que já fizeram.

Houve uma festa de aniversário no bar Crow´s Nest, com alguns novos sinais de mergulho divertidos inventados e uma penca de fotos para contar a história.

Esse foi um grupo muito diversificado, incluindo uma família com crianças pequenas, e todos tiveram a experiência que desejavam ter… até para alguns um par de saídas para surfar na boca do M´il Channel.

IMG_4841

IMG_4842

IMG_4857

IMG_4859

IMG_4872

IMG_4895

IMG_9049

Com toda essa aventura em água azul e mergulhos com grandes animais também havia ótimos intervalos de superfície, com abundante cerveja Stone Money e algumas relaxadas em terra em volta da ilha depois das massagens e tratamentos no Spa.

Alguns de nós fomos caminhar na praia em Maap, no norte da ilha, e sentamo-nos em um café para uma bebida gelada.

Há coisas pra se fazer ao redor da ilha e só o que se precisa fazer é… perguntar. Ver um magnífico por-do-sol, fazer um churrasco em uma praia particular, ou assistir a demonstrações da cultura tradicional local.

IMG_9099

Ventura Dive & Sport

Jim and Christie estão há bastante tempo no mercado, organizando viagens de mergulho ao redor do mundo a partir de sua operadora de mergulho em Ventura, CA.

Além de viagens a destinos exóticos, eles organizam saídas na Califórnia em seu próprio barco, o Raptor, especializado em charters de mergulho nas Channel Islands.

Você pode saber mais sobre o mais novo barco de mergulho e uma das melhores instalações de ensino de Mergulho na Califórnia através da pagina deles no facebook.

Esperamos ver Jim e Christie novamente por aqui no ano que vem para um tour de múltiplas ilhas da Micronésia!

IMG_9113

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations