A Dança do Acasalamento das Mantas em Yap

Texto de: B_rad

IMG_0373

Por estes dias o mergulho com as raias-manta anda muito emocionante. A hora diária de mergulho na estação de limpeza de Stammtisch é o que há de melhor durante esta temporada, e ultimamente temos tido experiências fascinantes com os nossos gigantes residentes.

IMG_0374Tipicamente as mantas simplesmente deslizam bem por cima, ao lado ou atrás de você enquanto são limpas pelos peixinhos da estação. Mas nesse mergulho tivemos isso, com um par de raias sendo limpas, e também um “trem de acasalamento” com oito animais rodando à nossa volta.

Essa observação deve ter acontecido muito próximo do acasalamento propriamente dito, uma vez que as mantas estavam passando em grande velocidade e fazendo acrobacias sobre o recife.

É como uma daquelas corridas aéreas da Red Bull, e elas passam MUITO perto da gente!

IMG_0375

IMG_0376Nós estamos com alguns visitantes que são mergulhadores novatos, bem como uma família com um pai e filha fazendo seus primeiros mergulhos solo em águas abertas com Bill Acker. Isso sim é que é começar por cima o seu logbook!

Observar esses comportamentos é super legal, tudo começa com uma fila indiana e em algum momento a fêmea, que vai à frente, rompe o “trem” com curvas fechadas e mudanças de direção, e deixa a área.

IMG_0377

IMG_0378Claro que aí cada macho que está fazendo a corte sai em desabalada perseguição, e em seguida o que você vê é que está junto com seu parceiro sendo flanqueado por linhas de mantas em alta velocidade.

A ação é tanta que você acaba parecendo ter o pescoço de mola… há muito o que olhar por todos os lados.

Eu fiquei vendo um “sobrevôo” muito perto por uma manta a toda velocidade, seguida de nada menos que sete outras, que pouco se importavam comigo parado por ali.

Stammtisch está pegando fogo – de paixão!

IMG_0379

IMG_0380Um de nossos hóspedes saiu da água dizendo, logo após tirar o regulador da boca, que vai voltar com amigos que simplesmente têm de vivenciar isso tudo.

Dentre as centenas de bons mergulhos que eu já fiz neste point, esses dias realmente estão sendo sensacionais. Quando esses enormes animais dançam ao seu redor, é simplesmente algo especial.

De dezembro a abril é a temporada para se ver tudo isso. Ainda dá tempo de você vir em 2014!

IMG_0381

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Archives

flight

We will email you the best possible routes and flights to Yap that you can book.

Availability & Reservations